O retorno da Copa do Nordeste

sábado, 10 de abril de 2010

Disputada pela última vez em 2003, a Copa do Nordeste voltará em 2010 e ficará em cena por, pelo menos, três anos. A competição visa valorizar o futebol da região e da mais visibilidade aos times do Nordeste brasileiro.

A reunião que confirmou a volta da competição foi realizada no dia 09/04 (quinta-feira) e contou com a participação, dentre outras autoridades, do presidente da Liga do Nordeste, Eduardo Rocha e do presidente da CBF, Ricardo Teixeira. Em entrevista ao portal LANCE!, José Vanildo, presidente da Federação de Futebol do Rio Grande do Norte, que também esteve presente na reunião, afirmou que “a Liga (do Nordeste) será a responsável por organizar a competição. Inclusive será ela quem vai conversar com os clubes participantes. Agora, a CBF prometeu ceder os árbitros, caso as datas não conflitem com as competições nacionais.”

A competição já tem data para começar. Seu início será no dia 9 de junho e terá duração de quase seis messes, por isso tratamos a competição como um campeonato e não como a tradicional copa. 

Na edição desse ano,participarão os clubes que jogaram a Copa do Nordeste de 2003, 16 no total. Os estados de Pernambuco e Bahia terão três representantes, cada, Rio Grande doNorte, Paraíba, Ceará, Sergipe e Alagoas terão dois representantes cada. Os estados do Maranhão e Piauí continuarão de fora do torneio. As equipes participantes são: Bahia-BA, Vitória-BA, Fluminense de Feira de Santana-BA, ABC-RN, América-RN, Sport-PE, Náutico-PE, Santa Cruz-PE, Confiança-SE, Sergipe-SE, CRB-AL, CSA-AL, Ceará-CE e Fortaleza-CE, Treze e Botafogo-PB.

O campeonato será disputado em jogos de ida e volta, passando de fase os quatro clubes que conseguirem as maiores pontuações. As semifinais e a final serão disputadas em jogo único e nenhum time terá vantagens sobre o adversário.

Entrevistado pela rádio Tudo FM da Bahia, Eduardo Rocha afirmou que os clubes receberão quantias em dinheiro para participar da competição e ainda premiação para os 6 primeiros colocados. O representando da Liga do Nordeste também disse que irá negociar com a CBF uma vaga, para o campeão, na Copa Sul-Americana.

A volta da competição regional é bem vista pela grande maioria das torcidas pelo Nordeste, porém alguns clubes, os maiores, podem ver o Campeonato como um empecilho a mais no calendário bastante saturado do futebol nacional.
Pensando nos compromissos dos times, a Liga do Nordeste preparou uma tabela bem diferenciada. A maioria dos jogos acontecerá nos messes de junho e julho, nos quais estará sendo realizada a Copa do Mundo na África do Sul, e os demais jogos serão distribuídos entre os outros meses, com exceção do mês de setembro que não haverá jogo.

O retorno do torneio valorizará ainda mais a região, desde que seja bem planejado e estruturado e tenha apoio dos principais clubes.  


Confira a tabela completa.

Por Guilherme Rodrigues

2 comentários:

Dayse Rodrigues disse...

Gostei muito da volta da Copa Nordeste ... desta forma, seremos mais vistos e se Euduardo Rocha conseguir essa vaga na Copa Sul-Americana vai ser mais um incetivo, álias um enorme incetivo.
E claro q espero mais ainda que o meu Santa Cruz se dê bem.

Anônimo disse...

acho que essa copa não vai ter a mesma emoção de antes, já que é bem provável que os times da A e B ou até todos, usem seus times reservas para disputa

Postar um comentário

Evite comentários agressivos, pornográficos ou fora do contexto, pois estes não serão aceitos.

 
Blog Futebol Pernambucano 2010 - Todos os direitos reservados | by TNB ©2010