Em defesa da rivalidade saudável em Pernambuco

sexta-feira, 16 de abril de 2010

rivalidade - 1 Qualidade de rival. 2 Concorrência que fazem duas pessoas ou coletividades que pretendem a mesma coisa. 3 Competição, emulação...
rival - 1 Que rivaliza; competidor, concorrente. 2 Que disputa a posse do mesmo objeto. 3 Que explora o mesmo ramo de negócio ou cultiva as mesmas aspirações que outrem. 4 Diz-se de duas ou mais pessoas ou entidades que entre si disputam a primazia...
*Michaelis Moderno Dicionário da Língua Portuguesa.

Futebol e rivalidade são duas coisas inseparáveis. O que seria do futebol sem os incansáveis debates entre as torcidas? Como seria chegar no trabalho ou na sala de aula e não ouvir comentários sobre a pífia atuação do seu time? Ou não falar nada quando o time rival leva um baita de um chocolate no fim de semana?

A rivalidade faz parte do esporte. Clássicos não surgem do nada, nem rivais são determinados no momento da criação de um time. Partidas, momentos, história são fatores imprescindíveis para o surgimento da rivalidade.

Em Pernambuco não é diferente, talvez até mais intenso, todavia, por ser pernambucano sou suspeito para fazer tal afirmação. Sport, Náutico e Santa Cruz são o centro de uma rivalidade que faz a capital pernambucana viver futebol constantemente, desde o torcedor mais fanático até aquele que nunca esteve em um estádio de futebol, mas nem por isso dispensa as rodinhas de discussões sobre o Clássico das Emoções, o Clássico das Multidões ou o Clássico dos Clássicos - segundo clássico mais antigo do Brasil. Mesmo a má fase que os times passaram não foi suficiente para tirar o brilho das arquibancadas. Qual torcida seria capaz de apoiar tanto seu time na situação dos tricolores, que desde o ano passado vêm dando espetáculos no Arruda jogo após jogo? Quem ainda teria garganta e manteria a paixão para cantar "vamos subir náutico" e fazer o time subir após o desastre de 2005? Como é possível que uma torcida, aliada aos méritos do time, influencie diretamente nos jogos por meio da devoção, vide a "Bombonilha" em 2008 e na Libertadores de 2009?

Isso tudo sem ainda ter citado as rivalidades que se espalham pelo interior do estado: Central x Porto (Clássico Matuto), em Caruaru; Vitória x Vera Cruz (ViVer), em Vitória de Santo Antão; Petrolina x 1o de Maio, em Petrolina; Salgueiro x Serrano (Clássico Sertanejo), no Sertão, dentre tantos outros.

Certas vezes, infelizmente, a rivalidade ultrapassa o limite que separa o torcedor saudável de um fanatismo alienado. A leitura de um belo artigo postado por Antônio Paulo Rezende no Blog do Torcedor, me fez refletir a respeito de certas situações de excessos, cotidianas tanto na torcida pernambucana, quanto em outros estados e até no resto do mundo. Entre as várias verdades que o autor fala, ficou destacada para mim a ideia sobre os torcedores que descontam suas frustrações pessoais no campo através da violência, seja na forma de palavras ou agressões físicas.

Hoje, clássicos e jogos comuns são marcados por desavenças entre torcidas organizadas, entre torcedores adversários e até mesmo entre torcedores da mesma equipe. Nas conversas do dia a dia, o assunto futebol, muitas vezes, resulta em discussões alienadas, onde nem ao menos se tenta a busca pela imparcialidade. A derrota do rival, para alguns, é tão importante quanto a vitória da sua equipe e, certas vezes, compensa a própria derrota.

Tal realidade de parte da torcida me fez pensar porque é tão estranho e recriminado o fato de um torcedor do Sport ou Náutico ter torcido pelo Santa no jogo contra o Botafogo, realizado pela Copa do Brasil este ano, ou torcedores dos demais times pernambucanos torcerem pelo Sport na final de 2008. Muitos usam a desculpa de estar pagando com a mesma moeda para sempre torcer contra os rivais, mas não acho tal resposta muito original, nem verdadeira. O que poucos sabem é que a grandeza de um time também está relacionada com a dos seus rivais, exemplo de tal afirmação seriam os clássicos Barcelona x Real Madrid e Inter x Milan. Mesmo quando existem rivalidades desproporcionais, foram, como eu disse no início da matéria, fatos relevantes no presente ou passado de um clube que determinaram seus principais adversários e a maneira como esses clubes se relacionam também representa o quanto são grandes.

Não estou fazendo campanha para que o torcedor pernambucano torça para os times de pernambuco sempre. Todos têm o direito de torcer para quem quiser em qualquer partida, só defendo que a torcida seja feita de maneira saudável, na qual prepondere o respeito à torcida adversária e seja possível debates entre torcedores onde opiniões sejam baseadas nos fatos ocorridos e não sempre favoráveis apenas ao time de quem as emite. Buscar a solução para todos os problemas do cotidiano na arquibancada só vai trazer fanatismo e confusões. Torcer de maneira saudável é ir ao campo para apreciar o futebol, que é um esporte fantástico, sabendo que nem sempre a vitória é garantida, mas mesmo assim sair contente quando assistir a um grande jogo ou, o que é ainda melhor, assistir a um grande clássico pernambucano. Ah é Pernambuco!


Por Thiago "El Mago" Matias (@thiago_elmago)

7 comentários:

Tomás disse...

É muito bom ver que há pessoas que conseguem entender a essência de um esporte e valorizar isso. Parabéns ao blog!

Romero Senna disse...

Parabens a "el mago" por esa magnifica materia sobre rivalidade e faço as minhas palavras as de thomas acima. PARABENS

Walace Dias disse...

pow mago.... show de bola esse seu texto, com certeza reflete o que muitos torcedores de verdade pensam e querem nas arquibancadas do campeonato pernambuco... infelizmente algumas coisas, assim como nosso time da unicap a utopia, não mudaram... mas cabe a nós fazermos nossa parte e torcer pela união e paz nas torcidas..
valew mago Lo/

Romero Falcão disse...

boa, magãão!

Jeferson Lins Tavares disse...

Parabéns pelo texto coerente e imparcial.
Se todos os torcedores pensassem dessa forma a humanidade estaria em um outro estágio de cultura, desenvolvimento e respeito aos princípios básicos humanos e sociais.
Sem mais;
Jeferson Tavares.
jefersonlins@gmail.com

Anônimo disse...

aí ! esse é meu sobrinho! parabéns! Filho são matérias assim que deviam ir para os jornais e não as que são colocadas.
abraço!
JJM

Bruno disse...

Parabéns Thiago!!!
Um verdadeiro show de bola seu texto!!!
Continue driblando todos aqueles que não comungam desse belo pensamento.
Nos encontramos quinta, em nossa bela pelada da semana.

Abraços,

Bruno Queiroz

Postar um comentário

Evite comentários agressivos, pornográficos ou fora do contexto, pois estes não serão aceitos.

 
Blog Futebol Pernambucano 2010 - Todos os direitos reservados | by TNB ©2010