Chegou ao fim, neste domingo (18), a primeira fase do Campeonato Pernambucano de 2010. Ao todo foram marcados 384 gols nos 132 jogos disputados pelos certames pernambucanos, com uma média de 2,9 gols por partida. Alguns times respiram aliviados ou pelo dever cumprido de ter se classificado às finais ou por ter se livrado da degola, outros lamentam a perda de uma vaga para as semifinais ou o triste rebaixamento para a série A2 do estadual.
Das 12 equipes que iniciaram a briga pelo troféu do pernambucano ainda em janeiro, somente 4 delas poderão continuar na luta. Além do Sport (51 pontos), Náutico (43 pontos) e Santa Cruz (40 pontos), que já haviam garantido suas vagas para as semifinais, o Central (34 pontos) acabou conseguindo a quarta e última vaga após uma combinação de resultados, bateu a equipe do Sete de Setembro, em Garanhuns pelo placar de 2x0 e foi beneficiado pelo empate da Cabense com o Vera Cruz por 1x1, no Cabo. Desta forma os cruzamentos serão: Sport x Central, com primeiro jogo em Caruaru, e Náutico x Santa Cruz, primeiro jogo no Arruda.
A superioridade dos 3 clubes da capital foi confirmada nos números. Detentores dos 3 melhores ataques da competição, Sport (47 gols marcados), Náutico (43 gols marcados) e Santa Cruz (42 gols marcados) foram determinantes para elevar o número e a média de gols, o que acabou refletindo num maior número de vitórias e, consequentemente, num maior número de pontos, levando-os às primeiras colocações.
Na parte inferior da tabela, as mágoas sobraram para o Sete de Setembro (16 pontos), que teve o pior ataque (22 gols marcados) e a pior defesa (43 gols sofridos) da competição, e para o VeraCruz (20 pontos), rebaixados para a série A2. O Vera Cruz ainda tinha chances de escapar da degola nesta última rodada, diferentemente do Sete que já estava rebaixado, mas dependia não só da derrota do Araripina, o que não acabou acontecendo (Vitória 1x3 Araripina), mas também de sua vitória contra a Cabense que também não aconteceu. Desta forma, as equipes terão que batalhar novamente para poder voltar à elite do futebol estadual.
No meio da tabela, a disputa pelo troféu de Campeão do Interior promete ser bastante acirrada. Cabense (32 pontos), Porto (29 pontos), Ypiranga (28 pontos) e Salgueiro (26 pontos) disputarão em semifinais e final, semelhante à disputa pelo título estadual, o troféu do Interior. Assim, os cruzamentos serão: Cabense x Salgueiro, primeiro jogo em Salgueiro, e Porto x Ypiranga, com primeiro jogo em Santa Cruz do Capibaribe.
O Araripina (25 pontos) e o Vitória (24 pontos) encerraram em 9º e 10º, respectivamente e garantiram sua participação na disputa do estadual no próximo ano.
O campeonato continua para os 8 primeiros colocados e promete pegar fogo nessa reta final. Mata-mata sempre nos guarda fortes emoções e surpresas. É dessa forma que o torcedor pernambucano pode aguardar a disputa pelo título de Campeão Estadual 2010 e Campeão do Interior 2010 e, sem dúvida, participar lotando os estádios e valorizando ainda mais o futebol do nosso estado.
Confira também a análise do Clássico dos Clássicos
Por Guilherme Rodrigues
Confira também a análise do Clássico dos Clássicos
Por Guilherme Rodrigues
Próxima Matéria: Timbu
anuncia três reforços >>
<< Matéria Anterior: Análise
do clássico Náutico x Sport


3 comentários:
O Araripina F.C conseguiu!mesmo a FPF não deixando a gente ganhar dos grandes e tentar nos derrubar a todo custo, nós mostramos a garra e a determinação de um legítimo sertanejo,aquele que sofre mas no fim é presenteado com a Glória!
Booooodddeeeee!! PRIMEIRA DIVISÃO 2011!
Parabéns pela Matéria, Rodrigues, sensacional!
Vlw minha patativa pela classificaçao!!!!!!!!!!!
da-lhe CENTRALLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL!!
Postar um comentário
Evite comentários agressivos, pornográficos ou fora do contexto, pois estes não serão aceitos.